Escola pública de gestão pública

Diane Ravitch publica trecho de entrevista com a possível candidata Hillary Clinton onde ela se manifesta sobre as escolas charters americanas. Como se verá, depois de décadas começa a cair a ficha dos políticos democratas americanos:

“A ideia original, Roland, por trás das escolas charters era a de aprender o que funciona e, em seguida, aplicar nas escolas públicas. E aqui temos alguns problemas. A maioria das escolas charters – eu não quero dizer que todas – mas a maioria das escolas charters, não acolhe as crianças com mais dificuldades, ou, se o fazem, elas não as mantêm. E assim, as escolas públicas ficam muitas vezes em uma situação sem saída, porque elas o fazem, felizmente, incluem a todas, e, em seguida, elas não recebem os recursos ou a ajuda e apoio que precisam para ser capazes de cuidar da educação de cada criança .

“Então, eu quero que os pais sejam capazes de exercer a sua escolha dentro do sistema escolar público – não fora dele -, mas dentro dele porque eu ainda sou uma firme adepta de que o sistema público de ensino é um dos pilares reais da nossa democracia e é um caminho para a oportunidade “.

A realidade americana mostra que o dinheiro que deveria ser aplicado na manutenção e ampliação da escola pública de gestão pública acaba indo para as operadoras de charters com ou sem fins lucrativos, privando as escolas públicas dos recursos necessários. Isso gera uma espiral negativa para as redes públicas.

O que Goiás e Pará farão ao incentivar as escolas charters por aqui, está exatamente na contramão da compreensão de quem já passou pela expansão de escolas charters e agora tenta reverter o caminho.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Escolas Charters, Privatização, Responsabilização/accountability. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s