MEC escolariza a Educação Infantil – II

Há algumas semanas a Presidente do INEP afirmou que a ANEI – Avaliação Nacional da Educação Infantil -, uma avaliação inovadora da Educação Infantil que não contemplava testes, estava mantida. Como noticiamos, a ASINEP, organização dos Servidores do INEP, havia demonstrado preocupação com a paralisia da ANEI na instituição. Instintivamente, talvez, previa uma manobra.

Com a publicação da Portaria 826 do MEC fica claro que as avaliações do tipo controle envolvendo “testes padronizados” de alfabetização e matemática estão agora montadas a partir do PNAIC que – além das avaliações já existentes – induzirão a processos de avaliação ao nível dos sistemas locais e das próprias escolas com “instrumentos padronizados”. Haverá dinheiro para tal no PNAIC. O Estado passa agora a induzir testes nas redes e escolas.

As ações do PNAIC passam a ter “foco nos estudantes da pré-escola e do ensino fundamental, cabendo aos professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e gestores públicos uma responsabilidade compartilhada no alcance do direito da criança de escrever, ler com fluência e dominar os fundamentos da Matemática no nível recomendável para sua idade.”

Além disso a portaria dispõe sobre ações de avaliação: “a) avaliação externa universal ao final do 5o e 9o ano do ensino fundamental, aplicada pelo INEP; b) avaliação externa universal do nível de alfabetização, aplicada pelo INEP; c) avaliações periódicas, aplicadas pelas próprias redes de ensino, a partir de instrumentos padronizados e o registro em sistema adequado ao monitoramento das ações aprovadas no Plano de Gestão; d) avaliação de aprendizagem realizada periodicamente pelas próprias escolas, para orientar ações de apoio e reforço pedagógico aos alunos nas dimensões de Leitura, Escrita e Matemática.”

Cabe ao INEP: “aplicar as avaliações externas do nível de alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática; e aplicar as avaliações externas em Língua Portuguesa e Matemática, para alunos concluintes do 5o e 9o ano do ensino fundamental.

Foi criado também um Coordenador de Pesquisa que tem entre suas funções: “avaliar o levantamento dos indicadores, a elaboração dos diagnósticos que retratam a situação de cada escola, município, regional e UF e o estabelecimento de metas a serem alcançadas”.

Ou seja, temos um sistema de controle montado a partir do PNAIC sobre a educação infantil e o ensino fundamental – até o nível escola. Esta máquina de avaliação exercerá uma pressão enorme sobre os sistemas para que eles escolarizem a educação infantil.

A consequência disso, já discutimos outras vezes aqui, aqui e aqui.

As consequências desta escolarização nos Estados Unidos são discutidas aqui e aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em ANA - alunos de 8 anos, Avaliação na Educação Infantil, Mendonça no Ministério, Prova Brasil, Responsabilização/accountability e marcado . Guardar link permanente.

4 respostas para MEC escolariza a Educação Infantil – II

  1. Nargela Tayze disse:

    Estranho! Se o MEC tem intenção na alfabetização precoce, ter adiando a série para a alfabetização do segundo para o terceiro ano do Ensino Fundamental não faz muito sentido.

    • Isso não tem tanta importância. O principal é que o PNAIC passa a incluir a avaliação e ela não está restrita ao ensino fundamental. Portanto, este é o fator principal: a avaliação vai escolarizar.
      Luiz Carlos

  2. Roseemry disse:

    Absurdo. Nossas criancas precisam de infancia e nao de precocidade. Aprender a ler cedo para que, ler o que: deixem elas lerem o mundo no seu tempo atraves do brincar e vera melhores resultados no ensino fundamental.

  3. Maria Lúcia dos Santos Caldas costa disse:

    Gostaria de estar sempre informada sobre tudo a educação infantil, pois vc sou coordenadora da mesma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s