Fernando Cássio, pesquisador na área de políticas educacionais e professor da Universidade Federal do ABC, analisa em Carta Educação o documentário produzido pelo Instituto Unibanco: “Nunca me Sonharam”. O documentário foi amplamente exibido durante o Seminário Unibanco sobre a Reforma do Ensino Médio. Comove o público, mas é peça de propaganda de projetos de privatização da gestão escolar e da Reforma do Ensino Médio feito pelo Unibanco. Para o autor:
“Na visão dos reformadores empresariais da educação, todos os problemas educacionais podem ser resolvidos dentro da escola, à base de uma gestão eficiente dos recursos disponíveis e da boa vontade individual dos atores escolares. Currículos flexíveis, habilidades socioemocionais, importação de modelos estrangeiros e privatização da gestão escolar são as soluções apresentadas por Instituto Unibanco e Instituto Ayrton Senna, mas também pelo Banco Mundial, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (o BID) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (a OCDE, que produz o ranking educacional conhecido como Pisa) – todos devidamente representados no evento do Unibanco e comovidos pelos depoimentos de Nunca me Sonharam.
Aproveitando-se da miopia intelectual contemporânea que sobrevaloriza a experiência e desvia o olhar das causas das desigualdades educacionais para os seus efeitos puramente individuais, o Instituto Unibanco captura as histórias potencialmente empoderadoras dos jovens para sua narrativa populista e convocatória, que assume contornos incrivelmente concretos em seus verdadeiros espaços de incidência política, que ficam bem longe da sala escura.”
Leia a íntegra da análise aqui.