Documentário “Nunca me Sonharam”: análise

Fernando Cássio, pesquisador na área de políticas educacionais e professor da Universidade Federal do ABC, analisa em Carta Educação o documentário produzido pelo Instituto Unibanco: “Nunca me Sonharam”. O documentário foi amplamente exibido durante o Seminário Unibanco sobre a Reforma do Ensino Médio. Comove o público, mas é peça de propaganda de projetos de privatização da gestão escolar e da Reforma do Ensino Médio feito pelo Unibanco. Para o autor:

“Na visão dos reformadores empresariais da educação, todos os problemas educacionais podem ser resolvidos dentro da escola, à base de uma gestão eficiente dos recursos disponíveis e da boa vontade individual dos atores escolares. Currículos flexíveis, habilidades socioemocionais, importação de modelos estrangeiros e privatização da gestão escolar são as soluções apresentadas por Instituto Unibanco e Instituto Ayrton Senna, mas também pelo Banco Mundial, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (o BID) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (a OCDE, que produz o ranking educacional conhecido como Pisa) – todos devidamente representados no evento do Unibanco e comovidos pelos depoimentos de Nunca me Sonharam.

Aproveitando-se da miopia intelectual contemporânea que sobrevaloriza a experiência e desvia o olhar das causas das desigualdades educacionais para os seus efeitos puramente individuais, o Instituto Unibanco captura as histórias potencialmente empoderadoras dos jovens para sua narrativa populista e convocatória, que assume contornos incrivelmente concretos em seus verdadeiros espaços de incidência política, que ficam bem longe da sala escura.”

Leia a íntegra da análise aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Mendonça no Ministério, Privatização, Responsabilização/accountability e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s