Trabalho voluntário no Ensino Médio está no CNE

Angela Chagas revela que encontra-se em tramitação no Conselho Nacional de Educação, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio, proposta para que seja instituído o trabalho voluntário para os estudantes, entre outros, podendo contar como parte da carga didática:

“Além da oferta de até 40% das atividades do Ensino Médio na modalidade a distância, a proposta de atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para a etapa, em discussão no Conselho Nacional de Educação (CNE), prevê que o estudante possa comprovar parte da carga horária da etapa por meio de trabalhos voluntários. GaúchaZH teve acesso ao documento de 21 páginas, apresentado no dia 6 de março aos 12 conselheiros da Câmara de Educação Básica.

O texto diz que “as atividades realizadas pelos estudantes, consideradas parte da carga horária do Ensino Médio, podem ser aulas, cursos, estágios, oficinas, trabalho supervisionado, atividades de extensão, pesquisa de campo, iniciação científica, aprendizagem profissional, participação em trabalhos voluntários, contribuições para comunidade e atividades pedagógicas orientadas pelos docentes, entre outras”.”

Leia mais aqui.

Uma abertura da escola para a vida é sempre recomendada, mas desde que haja um currículo formativo forte, o que não é o caso gerado pela atual reforma do ensino médio, fragmentada em itinerários, concentrada em português e matemática, e promotora de maior segregação social. Neste contexto ela será um mecanismo de desqualificação dos estudantes.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Mendonça no Ministério, Responsabilização/accountability e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s