Novo livro: Ghosts in the Schoolyard

GhostsO que pode estar escondido atrás dos fechamentos de escolas? Racismo? Ocultação da pobreza que deixa a cidade mais feia? É o que procura esclarecer Eve L. Ewing nos acontecimentos que fecharam mais de 125 escolas na cidade de Chicago (USA) – 53 delas de uma só vez em 2013.

Com a proposta do futuro governo brasileiro de utilizar vouchers e escolas charters caminhando para a privatização das escolas, estas situações podem estar mais perto do que pensamos.

“Na primavera de 2013, aproximadamente 12.000 crianças em Chicago receberam a notícia de que seu último dia de escola não seria apenas o último dia do ano, mas também o último dia de existência da própria escola. O terceiro maior distrito escolar do país fecharia 53 escolas, alegando limitações orçamentárias, subutilização de prédios e preocupações com o desempenho acadêmico. Dos milhares de estudantes deslocados, 94% eram de baixa renda e 88% eram afro-americanos, levando os críticos a acusar o CEO do distrito, Barbara Byrd-Bennett, e o prefeito Rahm Emanuel de racismo. “[O prefeito] diz que quer mudar a cidade de Chicago, fazer uma nova Chicago”, disse um ativista a um repórter. “Essa nova Chicago significa não às crianças negras? Onde as pessoas irão?

Fantasmas no pátio da escola: racismo e fechamentos de escolas no lado sul de Chicago” conta a história desses fechamentos, desde o desdobramento até as consequências, em Bronzeville, uma comunidade afro-americana historicamente significativa no lado sul de Chicago.”

Em Chicago, entre 2000 e 2015 foram fechadas 125 escolas públicas e nasceram 149 escolas charters (privadas) de admissão seletiva.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Escolas Charters, Links para pesquisas, Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability, Segregação/exclusão, Vouchers e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s