A UFABC realizou debate sobre o “Future-se”, proposto pelo Ministério da Educação (MEC). O evento “Future-se? A universidade pública brasileira entre impasses e promessas” ocorreu em 12 de agosto e foi liderado pelo Fórum Permanente de Políticas Educacionais da UFABC. O debate foi composto por três mesas.
Sob o título “Universidade pública e conjuntura política”, a primeira mesa foi mediada pela professora Vanessa Elias de Oliveira (Bacharelado em Políticas Públicas) e contou com a participação do reitor Dácio Matheus, bem como de Maria Paula Dallari Bucci, docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e ex-secretária de Educação Superior do MEC (2008-2010).
Assista aqui.
Intitulada “Gestão do ensino superior brasileiro: contornos jurídicos, organizações sociais e comparações internacionais”, a segunda mesa foi coordenada pelo professor Salomão Ximenes (Bacharelado em Políticas Públicas) e teve como participantes os docentes Reginaldo Corrêa Moraes (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas), Carolina Gabas Stuchi (Bacharelado em Políticas Públicas) e Maria Caramez Carlotto (Bacharelado em Relações Internacionais e Associação Docente da UFABC).
Assista aqui.
Mediada pelo professor Fernando Cássio (Licenciatura em Química), a mêsa III contou com as intervenções de Otaviano Augusto Marcondes Helene (professor livre-docente do Instituto de Física da USP), Marina Campos de Avelar (Rede Global de Políticas Internacionais e Cooperação em Educação Norrag) e Mônica Schröder (pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFABC).
Assista aqui.