México: lições básicas e o fracasso neoliberal

Aos poucos, o fracasso do neoliberalismo vai ficando evidente. Infelizmente, para nós, ele está em alta por aqui, mesmo com a pandemia. Depois dos eventos do Chile, é a vez do México apontar o fracasso do modelo:

“O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador divulgou, no último domingo (03), um documento no qual comenta a pandemia de covid-19 em todo o mundo. No texto, ele elenca “oito lições básicas” da pandemia, com recomendações de mudanças estruturais para enfrentar o novo coronavírus e fazer com que “as ideias e ações dos governos dos países sejam guiadas por princípios humanitários, mais do que por interesses econômicos, pessoais, de grupos ou potências”. O elemento central do texto do mandatário é fracasso do modelo neoliberal, implementado no México durante décadas.”

“Logicamente, o coronavírus não é responsável por esta catástrofe econômica. A pandemia só evidenciou o fracasso do modelo neoliberal no mundo. (…) Isto é, a vulnerabilidade da economia global está à mostra e qualquer fenômeno natural, epidemia ou conflito pode levar a um desastre. Enfim, a infecção mundial veio demonstrar que o modelo neoliberal está em sua fase terminal”, diz o documento presidencial.”

“É tempo de criarmos novas formas de convivência política, econômica e social, deixando de lado, definitivamente, o enfoque mercantilista, individualista e de pouca solidariedade que predominou nas últimas quatro décadas”.”

“Não é lícito nem ético defender a faculdade do Estado para resgatar empresas e instituições financeiras em falência e considerar um fardo promover o bem-estar dos mais desfavorecidos. Basta de hipocrisia”, escreveu.”

Leia mais aqui em “Brasil de Fato”.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Meritocracia, Privatização e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s