Krawczyk e Oliveira: educação financeira nas escolas

F. Hayek, teórico do neoliberalismo, defendia o empreendedorismo como forma de permitir que as pessoas sentissem o gosto pelo capitalismo, ou seja, pela “liberdade” de cada um poder construir seu futuro por si mesmo e, também, para que se descentralizassem as decisões econômicas, evitando-se políticas que conduzissem a uma economia com planejamento central.

Com o recrudescimento do neoliberalismo a visão de uma sociedade atomizada cada vez mais por “acionistas” vem ganhando corpo. A escola não ficaria fora desta política. Nora Krawczyk e Tatiana de Oliveira publicam, no blog Outras Palavras, artigo que analisa a introdução da educação financeira nas escolas: “Quando a escola ensina a submissão financeira”.


“Em junho deste ano, o superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), José Alexandre Vasco, afirmou. “A educação financeira é uma competência fundamental para formar poupadores e permitir o crescimento em bases sólidas do número de investidores no Brasil. Sendo tão essencial ao cidadão, deve ter início o mais cedo possível, preferencialmente na escola […]”.

Estava anunciando o Programa Educação Financeira na Escola, firmado através de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a CVM e o MEC e lançado em uma cerimônia no último dia 17 de agosto. Tem por objetivo capacitar 500 mil professores de educação básica de forma gratuita e à distância para “implantar a cultura da educação financeira no Brasil”.”

Leia mais aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, MEC sob Bolsonaro, Meritocracia, Pastor Milton no MEC e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s