Cid: avaliar, avaliar e avaliar…

Vem aí a Prova Brasil anual. Hoje é aplicada a cada dois anos. Mas o novo ministro entende que é pouco. É preciso que seja anual.

“É fundamental que a gente estabeleça metas [para a educação básica]. Metas de acesso, metas de regularidade, metas de aprendizado e avaliações permanentes. Eu, por exemplo, pretendo fazer com que as avaliações, hoje feitas de dois em dois anos, possam ser feitas anualmente”, afirmou Gomes em entrevista ao “Bom dia Brasil”, da Rede Globo.”

Metas para tudo e avaliação para tudo. Mais do mesmo que no mundo desenvolvido foi usado e não melhorou a educação por lá. É claro que isso prepara mais meritocracia para o sistema educacional, o que conduzirá também a mais privatização. Estas ações andam sempre juntas.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Cid no Ministério, Meritocracia, Privatização, Prova Brasil, Responsabilização/accountability. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Cid: avaliar, avaliar e avaliar…

  1. Juca Gil disse:

    Freitas, os maníacos da avaliação estão no poder… Sigo teu blog há algum tempo e o tenho como referência na temática. Estou iniciando meu blog também, com foco em políticas educacionais (www.notasvermelhas,com.br). Abraço, Juca

  2. Obrigado pela informação. Boa sorte. Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s