Leandro Beguoci: escolas X famílias?

Beguoci alerta para o debate equivocado que o homeschooling gera na sociedade opondo escolas e famílias. Ambas instituições têm seus espaços e competências garantidos na formação das crianças e deveriam ser vistas como partícipes de um esforço integrado pela educação das crianças.

“Se as famílias brasileiras quiserem fazer algo pela educação dos seus filhos, o pior caminho é levar as crianças para casa. Além de privá-las do convívio em sociedade (afinal, os pequenos não poderão viver numa bolha para sempre), vão reforçar o mito de que qualquer um pode ensinar.”

Leia mais aqui.

Mesmo considerando a chegada das plataformas on line de aprendizagem isso continua sendo verdade, pois tais plataformas apesar de serem apresentadas como “ensino personalizado”, de fato são guiadas por algoritmos pré-definidos e não têm nada de “personalizado” – além dos efeitos colaterais que já tratamos aqui outras vezes.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Homeschooling, Velez no Ministério e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Leandro Beguoci: escolas X famílias?

  1. Pingback: Leandro Beguoci: escolas x famílias? | Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico

  2. Thiago disse:

    Bom dia, professor.
    Os links dessa postagem estão errados, verifique aí…
    Obrigado.

  3. Pingback: Leandro Beguoci: escolas x famílias | Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico

Deixe um comentário