O que me faz votar em Dilma

Tenho sido um crítico da política educacional de Dilma neste blog. Acredito serem insuficientes os avanços alcançados e tenho reclamado dos espaços que tem dado para as políticas dos reformadores empresariais na educação. Isso porque queremos que a educação seja pautada por outros rumos.

O fato que temos é que se Dilma abriu espaços questionáveis a estas políticas, Aécio é, ele mesmo, o representante máximo das políticas educacionais dos reformadores empresariais e sua vitória significaria entregar a educação de vez para tais políticas.

Os resultados do primeiro turno exigem que façamos uma séria reflexão sobre o futuro da educação no Brasil avaliando as consequências de trazermos de volta o PSDB ao governo – pior ainda se for uma decisão tomada com o fígado e não com o cérebro, decisões das quais tendemos a nos arrepender depois.

Em primeiro lugar, não posso acreditar que alguém que entrega o seu programa de educação para Maria Helena Castro comandar possa fazer bem à educação brasileira. Se tiver dúvidas, consulte aqui e aqui.

Em segundo lugar, porque não caio nesta conversa de que há um sentimento de mudança sem que se explicitem os objetivos da mudança. Certamente os objetivos do PSDB não são os meus. A mudança deve ser um desejo que nos oriente para além do PT e não para o passado do PSDB, agora “modernizado” com a política educacional dos reformadores empresariais.

Em terceiro lugar, como mostram os resultados do primeiro turno, o Brasil não está preparado politicamente para romper a polarização PT x PSDB de forma a promover um avanço de posições progressistas. O PT é o que se pode construir até agora, e ainda assim poluído com uma série de coligações nem sempre felizes, mas necessárias como mostram os resultados dessa eleição. É insuficiente, mas não podemos romper a polarização andando para trás. Precisamos ir além do PT, e isso ainda está em construção.

A vitória de Aécio retirará as últimas barreiras que ainda resistem à política dos reformadores empresariais da educação no Brasil. Tendo reclamado dos espaços que estas políticas conseguiram obter no governo Dilma, não posso concordar em entregar todo o espaço, agora, a Maria Helena Castro, a “popstar” dos reformadores empresariais brasileiros.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em A proposta PSDB 2014, Assuntos gerais, Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability. Bookmark o link permanente.

6 respostas para O que me faz votar em Dilma

  1. Excelente seu posicionamento. Concordo plenamente.

  2. Suelen Batista disse:

    “A mudança deve ser um desejo que nos oriente para além do PT e não para o passado do PSDB, agora “modernizado” com a política educacional dos reformadores empresariais.” – é exatamente a nossa situação. Ótimo professor!

  3. Sônia Siquelli disse:

    Apoiado!

  4. Professor sem salário disse:

    Colega, quero fazer um desabafo! Poste no seu blog!

    SOBRE O PRONATEC, ATENÇÃO!

    Sou professor de Informática do Pronatec em Campinas desde maio, em uma das escolas conveniadas. APESAR DE TODA A PROPAGANDA DA DILMA SOBRE O PRONATEC, em 5 meses em que o curso está funcionando, a ESCOLA só recebeu o REPASSE DE VERBA referente a 1 MÊS.

    A escola está correndo de um lado para o outro, junto ao MEC, deputados, etc, a fim de resolver essa pendência, mas está sendo sempre enrolada, recebendo novos prazos que nunca são cumpridos.

    CONCLUSÃO? EU E VÁRIOS OUTROS PROFESSORES DO PRONATEC ESTAMOS COM SALÁRIOS ATRASADOS, POIS O CAIXA DA ESCOLA ACABOU E O PRONATEC NÃO ENVIA O DINHEIRO.

    Isso a DILMA não fala na sua campanha política né? Um governo baseado EM NÚMEROS E MARKETING, mas deixa os professores e outros funcionários escolares SEM RECEBER SALÁRIOS.

    • Prezado colega, em período eleitoral o governo não pode fazer repasses de verba. Se a escola não providenciou antes ou por algum motivo não pode ser enviado ou aprovado antes, agora temo que será necessário esperar acabar o período de lei eleitoral.

  5. heloisa matos lins disse:

    muito boas suas análises, professor…venho acompanhando por aqui tb!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s