Cid: carreira e exame de professores

O Ministro Cid Gomes defendeu logo após sua posse a melhoria da carreira dos professores atrelada à exames. “É um debate que pretendo colocar em pauta” disse.

Sempre dizendo que precisa debater muito, o Ministro repete uma forma de atuação usada em seu governo no Ceará.

No Ceará, por exemplo, propôs seminários nas Universidades Estaduais para discutir a proporção entre aulas efetivamente dadas e número de horas destinadas à preparação destas. Um debate deste tipo conduzido pelo governador do Estado de São Paulo com as Universidades Estaduais Paulistas seria impensável, pelo nível de detalhe. “Ouviu” e desconhecendo a natureza do ensino superior, comparou-o ao ensino médio e terminou concluindo, por si mesmo, que o correto era que esta proporção fosse de 52%. Fez esta “proposta” para as universidades e a “grande discussão” ficou nisso mesmo.

Cid vai ter que convencer que os debates pretendidos não são apenas uma tática de implantação de ideias já prontas e sim um real desejo de atuação embasado em uma construção coletiva. Vai ter que convencer que não se trata apenas de um aprimoramento das suas ideias já definidas. Isso significa que abrir-se para o debate é estar disposto a retirar parâmetros prévios que engessem o próprio debate, abrindo-se ao contraditório e até mesmo à própria negação da ideia.

Não raramente o “debate” tem sido mais uma tática dos reformadores do que um real desejo de acertar ou fazer política pública com evidência.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Avaliação de professores, Cid no Ministério, Meritocracia, Responsabilização/accountability. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Cid: carreira e exame de professores

  1. Nisia Maria da Silva Neto disse:

    Ponha em debate mesmo, mas esse ministro foi colocado como uma #barganha e está fora de área. #ruim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s